Fig. 1 –Execução de furo artesiano

Fig. 1 –Execução de furo artesiano

Fig. 2 – Desenvolvimento de um furo de captação de água – limpeza com compressor

Fig. 2 – Desenvolvimento de um furo de
captação de água – limpeza com compressor

1. TIPOS DE PERFURAÇÃO

1.1 FURAÇÃO À ROTAÇÃO POR CIRCULAÇÃO DIRECTA DE LAMAS BENTONITICAS

Este método é utilizado para furação em terrenos pouco coerentes como solos arenosos, siltosos e solos argilosos não consolidados, onde a pressão da coluna de lama no interior do furo suporta as paredes do mesmo, não ocorrendo o colapso do furo.

1.2 FURAÇÃO À PERCUSSÃO, MARTELO DE FUNDO FURO

É um método utilizado para furação em terrenos coerentes como solos areno-argilosos consolidados e em rocha, uma vez que nestes casos não existe a possibilidade de colapso das paredes do furo.

2 PREPARAÇÃO DOS TRABALHOS DE PERFURAÇÃO

  • Na furação à rotação torna-se necessário abrir um fosso de dimensões 2x2x2 m nas proximidades da boca do furo para servir de reservatório de lamas. Essas lamas estarão em circulação contínua entre o interior do furo e o reservatório de forma a retirarem os detritos de furação do interior do furo.
  • Na furação à percussão é necessário para além do espaço para colocação da máquina perfuradora, espaço para um compressor, uma vez que este acciona o martelo de fundo de furo.

3 TRABALHOS DE PERFURAÇÃO

O tipo de perfuração a efectuar, depende do tipo de terreno que se vai atravessar. Após a perfuração concluída procede-se à colocação da coluna de revestimento, de acordo com a dimensão pretendidas. Este tubo será colocado em toda a extensão do furo. O tubo de revestimento dos furos é em geral um tubo fechado e ranhurado (tubo ralo), nas zonas de entrada de água, isto é nas zonas produtivas. Após o revestimento do furo com o respectivo tubo, procede-se ao preenchimento do espaço anelar existente entre a perfuração e o tubo de revestimento do furo. A dimensão do material filtrante a colocar depende do tipo de terrenos atravessados. Nos 1ºs metros da perfuração, isto é da cota superfície do terreno até cerca de 20 ou 30 ml, procede-se ao preenchimento do espaço anelar com compactonite. Esta é uma tarefa importantíssima na construção do furo, pois permite que o furo fique isolado superficialmente de eventuais contaminações existentes.

4 LIMPEZA DO FURO

A limpeza dos furos é normalmente efectuada pelo método de “air lifting”. Com um compressor e mangueiras de elevação, injecta-se ar no interior do furo e tanto a água como os detritos ascendem à superfície em simultâneo. A duração prevista para esta tarefa dependerá dos resultados de limpidez obtidos e a ausência da quase totalidade dos finos suspensos.

5 ENSAIO DE CAUDAL

Para determinar o caudal de exploração do furo efectua-se um ensaio de caudal com recurso a equipamento de bombagem e caudalimetro. Os dados são tratados e definido o caudal de exploração, tendo em conta o factor de segurança, para a evitar a sobre exploração. A captação está preparada para a instalação do equipamento de bombagem.

6 INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO DE BOMBAGEM

A exploração da captação é efectuada através da instalação do equipamento de bombagem. Função do caudal de exploração, das dimensões da coluna de revestimento do furo, dimensiona-se o tipo de electrobomba a instalar em cada furo. O furo é fechado e fica pronto a ser utilizado.